sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Belo Horizonte: a cidade............da pipoca

Demorei pra postar...

Então, no último dia 10 fui para Belo Horizonte passar uma semana, conhecer a cidade e também ir  à  FIQ ( Feira INternacional de Quadrinhos ). Fiquei hospedado na casa da Desireé que é uma das personagens do TCC.
Sempre ouvi que Belo Horizonte era um tipo de cidade de interior grande, isso eu ouvia dos Mineiros mesmo e a realidade é que em partes é bem isso mesmo. Assim como na viagem para o Rio de Janeiro eu parti daqui de Bauru lá pelas 19 horas pra chegar na manhã do outro dia. A estrada pra Belo Horizonte é curiosa, são poucas cidades de interior e uma bem distante da outra, além de parecerem mais com vilareijos. A única cidade que não parecia vilareijo era Divinópolis que foi uma das paradas do ônibus, está era bem parecida com Stª Barbara D'Oeste aqui no interior paulista. Outra particularidade é o fato das cidades ficarem no meio das serras.
Depois de passar pelas cidades de interior entrei na região metropolitana de BH, pelas cidades Betim e Contagem que são dividas com BH da mesma maneira que acontece com o Grande ABC em São Paulo, são praticamente a mesma cidade. Betim e Contagem são cidades bastantes semelhantes a Zona Leste de SP a região de São Mateus, o que é interessante, pois isso faz delas mais parecidas com uma cidade grande do que BH. Inclusive fiquei quase duas horas preso ( ou 'garrado' como ouvi no rádio ) em um engarrafemento em Betim haha.
Fnalmente em BH, saindo da rodoviária a primeira coisa que eu vejo é um Shopping chamado 'Uai', mais estereótipo impossível haha. A Desireé não foi me buscar na rodoviária então tive que ir de ônibus e foi uma experiência estranha, porque o sistema de transporte de lá é bem esquisito, lembra um pouco o sistema de corredores, porém na cidade toda. Pra exemplificar, na rua você tem fileiras de pontos, cada um pra determinados ônibus. Era ponto que não acabava mais! Um ponto positivo é que o tempo entre um ônbus e outro é bem curto, algumas linhas tem carros de 15 em 15 minutos, por outro lado é bizarro ver engarrafamentos SÓ de ônibus.
No Rio de Janeiro as pessoas bem receptivas, em BH não muda muito também, mas são mais acolhedoras  ( como eu disse pra minha mae, talvez isso explica o jeito da minha família  que são todos mineiros ). Você pede informação pra uma pessoa e vem mais 3 ajudar e de maneira bem descritiva hahaha. O sotaque de Belo Hozironte é algo bem forte, tinha momentos em que eu realmente não conseguia entender o que as pessoas falavam, a abreviação é muita principalmente na periferia, alí é outro nível de abreviação. O sotaque forte é mais por BH, Betim é um pouco mais tranquilo, mas não muito diferente. O sotaque de Uberlândia já é diferente, achei um pouco ( bem pouco ) semelhante à algumas cidades do interior de SP, mas com o "R" mineiro. O amigo da Desireé de Caxambu tem um sotaque ligeiramente semelhante ao fluminense ( quem nasce fora do município do RJ ), mas isso só na pronuncia  do "R",  parecido com o sotaque da Ana Luiza que é nascida em Juíz de Fora, mas os 2 negam essa semelhança de sotaque haha. 
Mas uma das coisas que mais me impressionou na cidade foi a quantidade de árvores, é a cidade mais arborizada que já vi. Não entendo muito de Geografia, mas isso aliado ao fato da cidade ser rodeada por serra - aliás estranhei muito isso, pois pra onde eu olhava havia um morro - parece ajudar no clima quente, mais quente que o clima de Bauru que já é muito quente. Belo Horizonte também é uma cidade de prédios baixos, realmente baixos, mesmo no centro.
A comida mineira é aquela coisa: queijo e pão de queijo no café da manhã haha. Na realidade, não posso dizer se é caracterisco de lá, mas o tempero  da comida da mãe da Desireé era muito igual ao de lá de casa hahaha. A feijoada deles é uma feijoada de verdade ( aqui em SP é bem raro fazer todo o 'ritual' que é feito lá, aqui na maioria das vezes é basicamente cozir feijão preto com carnes de porco e linguiça tudo de uma vez ), e preparada de um dia para outro, aos Sábados. É o  equivalente às massas de Domingo em São Paulo.
Esses 6 dias que fiquei lá me permitiram ver várias coisas, mas se for escrever tudo aqui, ficará maior do que já está. Há várias coisas curiosas nas cidade, posicionamento dos semáforos,  o comportamento dos motoristas, os carrinhos de pipocas, o modo como são as padarias e etc. Mas vou guardar isso pras HQs. =D

É isso. Gostei muito de Belo Horizonte, não seria muito difícil pra mim morar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário